Uma coisa é certa: seja para residentes ou turistas, a cidade de Blumenau dispensa qualquer apresentação. Todos os cantos deste lugar inspiram cultura e boas experiências para quem já é daqui ou para quem deseja conhecer um pouco mais da história do Vale do Itajaí.  

Seja no verão para passear pela cidade e visitar uma cervejaria artesanal para tomar aquele chope gelado com os amigos, ou no inverno para conhecer os festivais gastronômicos que aquecem nossos nosso coração e paladar durante o friozinho, Blumenau possibilita inúmeras opções de lazer para todos os bolsos e estilos de vida. 

Confira algumas dicas que separamos para você aproveitar a cidade berço da maior Oktoberfest fora da Alemanha:

1) Museus

Blumenau possui vários museus para você conhecer um pouco mais a história dessa região. A seguir destacamos dois deles para que você possa incluir no seu roteiro.

– Museu da Cerveja: para os amantes da cerveja este é um bom lugar para conhecer de perto equipamentos, objetos, fotografias e documentos antigos que retratam a evolução da história cervejeira do Brasil. A entrada é gratuita e o espaço é aberto para visitação nos dias de semana das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. 

– Museu Hering: a marca famosa mundialmente fundada pelos irmãos Friedrich e Bruno Hering nasceu em Blumenau e possui um museu preserva a história desta empresa centenária e de muita tradição no Brasil. Sua exposição que fica em um conjunto arquitetônico ao lado da matriz da empresa no bairro Bom Retiro, possui um acervo histórico e multimídia repleto de memórias que contam o conceito da simplicidade e moda consciente da marca. A entrada também é gratuita e o museu atende com horários agendados de segunda a sábado. 

2) Gastronomia típica

Está procurando um lugar para saborear a culinária germânica todos os dias do ano ou quer levar seus familiares que estão lhe visitando em um lugar com raízes essencialmente germânicas? Não deixe de incluir no seu roteiro um almoço ou jantar tipicamente alemão. No Empório Vila Germânica você encontra vários bares e restaurantes, além de uma cafeteria e sorveteria, em um complexo cheio de energia boa e com uma arquitetura tradicional onde poderá saborear pratos deliciosos, degustar cervejas artesanais e curtir o fim de semana ao som de música ao vivo.

3) Um passeio pela Rua XV de Novembro

Parece algo simples para dedicar um pouco do seu tempo livre, mas com certeza vale a pena. A Rua XV de Novembro localizada no centro de Blumenau é uma das principais ruas da cidade e uma ótima opção para passear no fim de tarde ou nas manhãs de domingo quando é fechada apenas para pedestres. Entre as lojas, você passará pelo Teatro Carlos Gomes, pela Catedral São Paulo Apóstolo (conhecida como Igreja Matriz), pelo famoso Castelinho da Havan, e pelo prédio da prefeitura que também vale a pausa para uma foto.

4) Festival Brasileiro da Cerveja

A cidade que é reconhecida como a capital brasileira da cerveja é berço do festival que celebra empresas e apreciadores desta bebida que é paixão nacional. O festival é a reunião das principais cervejarias do país, dos melhores sabores, aromas e harmonizações e, além do seu tradicional concurso que elege as melhores cervejas do Brasil, também possui um festival gastronômico, uma feira comercial e muita música.

5) A famosa Oktoberfest

Nacionalmente conhecida como a maior Oktoberfest fora da Alemanha (cidade berço da celebração), a festa reúne todos os pontos que fazem a cidade de Blumenau se destacar de uma única vez. Aberta de segunda à segunda quando ocorre, a Oktoberfest Blumenau é dividida em vários setores que garantem a diversão de crianças e adultos com muita música, dança, comida típica e, é claro, cervejas e chopes artesanais.

E aí, ficou curioso para explorar mais da cidade de Blumenau no seu próximo tempo livre por aqui? Esperamos que estas dicas tenham te ajudado com o seu próximo roteiro 😉